Impressão com Efeitos Especiais

impressão com efeitos especiaisExistem hoje em nosso mercado tintas ou produtos que resultam em efeitos especiais de textura, relevo ou aparência metálica.

O sistema de flocagem, por exemplo, dá ao impresso uma aparência aveludada e pode ser aplicado sobre tecido, papel, cartolina ou madeira.

As purpurinas de diversas cores também oferecem ao serígrafo a possibilidade de complementar os impressos com tons metálicos. Existem tintas metálicas prontas mas há ocasiões em que o impressor necessita preparar as suas próprias tintas como por exemplo, quando o fabricante em determinada categoria de tintas, não produz cores metálicas. Nesse caso usa-se a tinta incolor para a mistura. Faz-se somente a quantidade necessária para o uso pois quase sempre essas misturas não têm longa duração, apresentando o fenômeno da decantação ou estragando-se em algumas horas.

Outro produto com o qual se consegue excelentes resultados decorativos é o Glitter. Trata-se de uma película metalizada de poliéster, disponível em várias cores, cortada em minúsculas escamas. O Glitter reflete a luz e apresenta brilho excepcional, oferecendo inúmeros recursos decorativos na impressão de tecidos, roupas, papel, cartão, isopor, madeira, etc. Glitter pode ser aplicado sobre um adesivo próprio ou pode ser misturado ao adesivo como também a diversos veículos de tintas. Quando misturado, o glitter só pode ser aplicado com matrizes feitas com tecido de 12 fios por cm2. Também nesse caso deve-se fazer somente a quantidade necessária para o uso.

Existem ainda as tintas Puff e Expansão, que após impressas e secas, se expostas a uma fonte de calor, expandem-se, aumentando o seu próprio volume e adquirindo uma aparência final aveludada ou emborrachada. A tinta Puff é mais usada porque é à base de água e pode ser expandida até com um ferro de engomar roupas. Ao contrário, a tinta expansão é feita com solventes e requer estufa para secagem e crescimento. A Tinta Puff está à venda somente na tonalidade incolor e deve ser pigmentada pelo impressor com pigmento em pasta, à venda nas lojas especializadas.

A Pasta Perolada para impressão em tecidos apresenta, depois de seca, um acabamento brilhante muito parecido com o brilho da pérola verdadeira. Essa pasta é vendida somente na tonalidade incolor justamente para que o utilizador possa pigmentá-la à sua vontade usando pigmento em pasta. A Pasta Perolada pode ser usada em impressões por cima da Tinta Puff. Para se obter um acabamento em relevo com brilho perolado. Faz-se primeiramente a impressão com tinta Puff incolor; espera-se secar por uma ou duas horas e então imprime-se por cima a pasta perolada já pigmentada. Um novo período de secagem e por último efetua-se o crescimento aplicando calor.

header curso de serigrafia CLIQUE AQUI

Deixe seu Comentário

95% da passoas que leram esse artigo, também leu os artigos abaixo

paperbackstack_550x498Fique atualizado... Conheça o Livro a Tecnologia Serigráfica

Informação de qualidade sobre a arte da Serigrafia.

BAIXE AGORA... É GRÁTIS!

Simplesmente preencha o formulário com seu melhor e-mail

Carlos Damasceno

Carlos Damasceno é um apaixonado por desenho e por arte em geral, desde desenhos em papel, a desenhos em qualquer superfície, como camisetas, chaveiros, utensílios de plástico, metal ou qualquer outra superfície. Foi exatamente por causa por isso que também passou a se interessar por serigrafia.

Website: http://www.cursodeserigrafia.org

Comentários no Facebook