Impressão em Quadricromia e sobre Objetos irregulares

QuadricromiaA impressão em quadricromia é considerada a mais difícil em serigrafia. Nesse tipo de trabalho usam-se apenas quatro cores e consequentemente, quatro matrizes. A impressão dessas quatro cores, umas sobre as outras, numa ordem pré determinada, resulta na reprodução fiel da figura colorida com todas as suas tonalidades.

É o mesmo sistema utilizado nos demais processos de impressão. Em quadricromia pode-se reproduzir fotografias coloridas ou originais pintados com qualquer tipode tinta artística além, é claro, dos originais criados em computador. Pode-se também imprimir reproduções de figuras ou cenas fotografadas em slides.

Embora as artes finais possam ser de qualquer tipo, na impressão em quadricromia os diapositivos devem ser feitos pelo sistema fotográfico (fotolitos) ou gerados em computador e copiados em máquinas de saída de filmes. Somente as empresas especializadas (hoje em dia também chamadas “birôs” podem produzir esses diapositivos. Os originais são captados e remetidos aos computadores por scanners (existem vários tipos e modelos) para que sejam trabalhados isto é, retocados, vazados, escurecidos, clareados e complementados com outros elementos. Depois as quatro cores são selecionadas e só então são produzidos os quatro filmes referentes às cores que são: o Azul Ciano, Magenta, Amarelo e Preto.

CMYKAlém da separação das cores, os fotolitos deverão ser reticulados isto é, a imagem gravada em preto será formada por pequenos pontos os quais, impressos nas cores citadas acima, criarão a ilusão das diversas tonalidades existentes no original.

Para compreender melhor esse sistema, o leitor deve observar com uma lupa ou com um conta-fios, a capa colorida de uma revista. Através da lupa, os pontos coloridos dos quatro fotolitos usados na impressão da capa poderão ser vistos claramente. O leitor deve fazer também uma comparação (ainda usando a lupa ou o conta-fios) com o texto existente na mesma capa. Esses textos, geralmente não são impressos em retícula. O leitor poderá então observar com clareza a diferença existente entre a impressão chapada e a reticulada.

Também s painéis publicitários conhecidos como “out doors” existentes em quase todas as cidades, como são muito ampliados, permitem a visualização dos pontos à curta distância.

As matrizes para impressão em quadricromia devem ser feitas com tecidos de nylon ou poliéster de boa qualidade e de trama bem fechada. Usam-se tecidos de 100 ou mais fios por centímetro quadrado, pois somente o tecido de trama bem compacta permitirá a gravação de imagens formada por pontos tão minúsculos.

A ordem correta de impressão é: primeiro, amarelo, segundo, azul, terceiro, magenta e por último, preto. Na quadricromia é importante utilizar-se quatro molduras de madeira com o mesmo perfil e com a mesma grossura, além do fato de que a tensão das matrizes deve ser uniforme.

As tintas para impressão em quadricromia são transparentes, secam muito rapidamente e estão à venda nas cores amarelo, azul ciano, magenta e preto.

Impressão sobre objetos irregulares

A impressão serigráfica sobre objetos cilíndricos é feita com o auxílio de máquinas ou utensílios fabricados especialmente para essa finalidade. Enquanto na impressão plana o objeto a ser impresso permanece estático e a matriz é movimentada para cima e para baixo, na impressão cilíndrica a matriz é movimentada horizontalmente de um lado para outro, provocando no objeto cilíndrico um movimento rotativo. Esses movimentos conjugados permitem a impressão na superfície curva. O leitor pode encontrar exemplos de impressão cilíndrica serigráfica em sua própria casa. Examine frascos plásticos de cosméticos, remédios, álcool, etc.

Objetos de forma irregular (cônicos, convexos, sextavados, etc), também podem ser impressos em serigrafia desde que se utilize um adaptador (que pode ser feito de madeira ou outro material de baixo custo) cuja função básica é colocar a área do objeto a ser impressa em posição favorável à matriz. Esses adaptadores são muito usados por fábricas de brindes e brinquedos. Adaptadores contendo duas ou mais cavidades (quando o objeto a ser impresso o permite) são usados para aumentar a produção pois possibilitam a impressão simultânea de várias unidades.

Deixe seu Comentário

95% da passoas que leram esse artigo, também leu os artigos abaixo

paperbackstack_550x498Fique atualizado... Conheça o Livro a Tecnologia Serigráfica

Informação de qualidade sobre a arte da Serigrafia.

BAIXE AGORA... É GRÁTIS!

Simplesmente preencha o formulário com seu melhor e-mail

Carlos Damasceno

Carlos Damasceno é um apaixonado por desenho e por arte em geral, desde desenhos em papel, a desenhos em qualquer superfície, como camisetas, chaveiros, utensílios de plástico, metal ou qualquer outra superfície. Foi exatamente por causa por isso que também passou a se interessar por serigrafia.

Website: http://www.cursodeserigrafia.org

Comentários no Facebook