Limpeza

limpeza de telaTerminada a impressão, recolhe-se a tinta restante na matriz e coloca-se na lata. Nessa operação pode-se usar uma folha estreita de cartolina ou uma espátula de ferro sendo que com esta última, deve-se tomar muito cuidado par não ferir o tecido da matriz.

A limpeza de todos os materiais é sempre feita com o solvente da tinta utilizada. Nas impressões feitas com tintas à base de água, usa-se um tanque ou outro local apropriado onde haja água corrente. As esponjas plásticas, especialmente as maiores e mais grossas do que aquelas habitualmente usadas nas cozinhas, são excelentes para a limpeza de todos os materiais, inclusive a matriz.

Depois de bem esfregada e enxaguada, coloca-se a matriz contra uma fonte de luz e verifica-se se não permaneceram pontos de tinta nos orifícios abertos do tecido. Isto é muito importante porque qualquer resquício de tinta que permanecer e secar num desses orifícios, provocará na próxima vez que se usar a matriz, um defeito difícil de ser eliminado.

A limpeza com solvente é mais difícil e mais demorada. Ao invés de esponjas, usa-se a estopa de algodão, que embebida no solvente, adquire a propriedade de absorver a tinta. Esfrega-se a boneca de estopa nos dois lados do tecido da matriz e repete-se essa operação quantas vezes forem necessárias, trocando-se as bonecas quando elas estiverem totalmente impregnadas de tinta. Ao final faz-se o teste da luz para ver se a matriz está totalmente limpa.

O puxador, as espátulas e os recipientes utilizados nas misturas também devem ser limpos cuidadosamente. Não se pode deixar resíduos de tinta nestes materiais por vários dias porque se isso acontecer, a limpeza será pelo menos dez vezes mais difícil e mais demorada, causando enorme perda de tempo e dinheiro. Além disso os materiais que não são limpos logo após o término da impressão, estragam-se rapidamente, causando mais prejuízos.

Quando se trabalha com solventes, deve-se usar luvas e também alguma proteção para os olhos. O local onde se faz a limpeza deve ser amplo e ventilado para evitar a concentração de vapores nocivos à saúde e minimizar o risco de incêndio. Não se deve fumar nem manter no local aparelhos que tenham chamas ou provoquem fagulhas. Não usar telefones celulares.

header curso de serigrafia CLIQUE AQUI

Deixe seu Comentário

95% da passoas que leram esse artigo, também leu os artigos abaixo

paperbackstack_550x498Fique atualizado... Conheça o Livro a Tecnologia Serigráfica

Informação de qualidade sobre a arte da Serigrafia.

BAIXE AGORA... É GRÁTIS!

Simplesmente preencha o formulário com seu melhor e-mail

Carlos Damasceno

Carlos Damasceno é um apaixonado por desenho e por arte em geral, desde desenhos em papel, a desenhos em qualquer superfície, como camisetas, chaveiros, utensílios de plástico, metal ou qualquer outra superfície. Foi exatamente por causa por isso que também passou a se interessar por serigrafia.

Website: http://www.cursodeserigrafia.org

Comentários no Facebook