O Processo Serigráfico

A serigrafia ou “silk screen”como é popularmente denominada, é tão importante para cada um de nós quanto a indústria textil ou a indústria eletro-eletrônica. Na verdade ela talvez seja ainda mais importante porque é absolutamente necessária como complemento em vários campos industriais e é imprescindível à comunicação humana.

Embora a maioria das pessoas não saiba, a serigrafia está presente hoje em todos os lugares e em todas as atividades. A estampa colorida de uma toalha de banho ou de mesa; as legendas e instruções de uso que aparecem nos frascos ou potes de vidro ou plástico; o verdadeiro festival de formas e cores dos brinquedos; os multi-decorados utensílios de cozinha; os painéis dos veículos auto-motores e milhares de objetos utilizados nos lares e escritórios, somente são possíveis porque a serigrafia assim o permite. Sem ela, a maioria destes objetos perderia o seu apelo visual e em alguns casos, até mesmo a sua função.

SILKSCREEN_979300iA serigrafia é apenas um dos vários processos de impressão utilizados hoje em dia. A grande diferença é que além de ser o mais simples, é também o menos dispendioso e é o único apto a imprimir sobre objetos de qualquer formato e em qualquer tipo de superfície ou material.

Os demais processos de impressão como a tipografia, a rotogravura, a litografia (processo off set) e a flexografia são úteis e necessários mas exigem máquinas caríssimas que apesar disso só podem imprimir materiais como o papel, a folha de alumínio e os laminados plásticos.

A serigrafia também conta com máquinas de diversos tipos sendo que algumas foram projetadas para fazer milhares de impressões por hora. Entretanto, a grande verdade é que a maior parte dos serviços executados pelo processo serigráfico ainda é feita manualmente. Com um equipamento de baixo custo e utilizando uma pequena área dentro de casa, qualquer pessoa pode imprimir camisetas e outras peças do vestuário, decalques, flâmulas, cartões, jogos americanos, fronhas, calendários e uma infinidade de outras peças úteis e decorativas.

A serigrafia parece ser mais uma das inúmeras invenções dos antigos chineses. Numa forma ainda rudimentar, arrastando-se durante séculos, o processo tornou-se conhecido no Japão, depois na Europa e por fim nos Estados Unidos. Mas foi somente a partir de 1910 que o processo evoluiu, aumentando consideravelmente a sua gama de aplicações e provocando o surgimento de inúmeras indústrias, publicações, casas comerciais e departamentos voltados exclusivamente para a comercialização, utilização e desenvolvimento do sistema.

É óbvio que a aceleração do desenvolvimento da serigrafia está intimamente ligado ao surgimento da era industrial mas o verdadeiro fato causador desta aceleração foi, sem nenhuma dúvida, a criação, pelos norte-americanos, de tintas específicas para aplicação em diversos materiais. Isto permitiu que o processo fosse utilizado para imprimir sobre quaisquer superfícies. Apesar dos esforços dos laboratórios das indústrias que continuam tentanto criar tintas polivalentes, este fator ainda persiste.

Hoje existem indústrias de equipamento pequeno, médio e grande porte que produzem tintas, pequenos equipamentos, máquinas e tecidos usados no processo; outras fabricam displays e expositores de vários modelos; existem as estamparias que dão aos tecidos as mais variadas e coloridas padronagens e são inúmeras as que mantêm em suas linhas de produção os indispensáveis departamentos de silk screen. Milhares de pessoas em todo o mundo dedicam-se à serigrafia como hobby ou como fonte de renda. Muitas garagens ou pequenos cômodos estão servindo de oficina de impressão e dali saem diversos produtos como resultado dos esforços de homens e mulheres que assim ocupam as suas horas de folga. Alguns fazem da serigrafia uma segunda fonte de renda, vendendo o fruto do seu trabalho em feiras populares, estádios, lojas de artesanato e até mesmo de porta em porta.

 

Deixe seu Comentário

95% da passoas que leram esse artigo, também leu os artigos abaixo

paperbackstack_550x498Fique atualizado... Conheça o Livro a Tecnologia Serigráfica

Informação de qualidade sobre a arte da Serigrafia.

BAIXE AGORA... É GRÁTIS!

Simplesmente preencha o formulário com seu melhor e-mail

Carlos Damasceno

Carlos Damasceno é um apaixonado por desenho e por arte em geral, desde desenhos em papel, a desenhos em qualquer superfície, como camisetas, chaveiros, utensílios de plástico, metal ou qualquer outra superfície. Foi exatamente por causa por isso que também passou a se interessar por serigrafia.

Website: http://www.cursodeserigrafia.org

Comentários no Facebook