O Puxador ou Rodo Serigráfico

rodos de serigrafiaO puxador é uma peça de madeira com uma canaleta na parte inferior, na qual foi colocada uma tira de borracha ou poliuretano. A parte de madeira tem formato anatômico.

A função do puxador é puxar a tinta sobre o tecido, pressionando-a e fazendo-a passar pelos minúsculos furos da trama do tecido.

Originalmente, o puxador é fabricado em peças de um metro de comprimento mas as lojas especializadas os tem à venda em diversos tamanhos ou no tamanho solicitado pelo impressor.

Celina Lemos e Wagner de De Saboya em seu livro “Serigrafia” dão uma definição muito interessante para a ação do puxador: “a ação do puxador é tal e qual uma faca espalhando manteiga numa fatia de pão”.

O formato ideal do puxador a ser usado numa impressão é sempre determinado pela largura interna do quadro da matriz. Deve ser três ou quatro centímetros menor que essa largura.

rodo serigrafico

O perfil de borracha do puxador pode ser de canto vivo, em cunha, ou arredondado. A utilização de um ou outro é indicada pela natureza do serviço e pela tinta a ser usada. As fábricas de tintas (que fazem muitos testes antes de colocá-las à venda) costumam informar nos seus folhetos explicativos, qual o perfil mais indicado.

Na maioria das lojas somente o puxador de perfil reto esta à venda. Quando necessário o próprio impressor arredonda o perfil com o auxílio de uma lixa, de preferência fixada a uma pequena prancha de madeira. O puxador de poliuretano é muito durável mas também é muito mais caro que o de borracha.

rodo-de-impressao-fremplast-1

Deixe seu Comentário

95% da passoas que leram esse artigo, também leu os artigos abaixo

paperbackstack_550x498Fique atualizado... Conheça o Livro a Tecnologia Serigráfica

Informação de qualidade sobre a arte da Serigrafia.

BAIXE AGORA... É GRÁTIS!

Simplesmente preencha o formulário com seu melhor e-mail

Carlos Damasceno

Carlos Damasceno é um apaixonado por desenho e por arte em geral, desde desenhos em papel, a desenhos em qualquer superfície, como camisetas, chaveiros, utensílios de plástico, metal ou qualquer outra superfície. Foi exatamente por causa por isso que também passou a se interessar por serigrafia.

Website: http://www.cursodeserigrafia.org

Comentários no Facebook