Quadros para serigrafia

Quadros-Serigr-C3-A1ficosOs quadros para serigrafia são construídos a partir de seções vazias e projetados para manter o tecido firme e esticado. Os quadros devem ser tão resistentes quanto possível à deformação mecânica, tanto durante a confecção da matriz como durante o processo de impressão. A sua superfície deve também ser resistente às substâncias químicas usadas na confecção da matriz, das tintas de impressão, dos solventes e dos materiais de limpeza.

Os perfis dos quadros devem ser trabalhadas de forma a ficarem perfeitamente planos e retificados onde necessário. Os perfis deformados causam um aborrecimento considerável durante a impressão, além de gerarem defeitos.

Materiais usados nos quadros de serigrafia

Quadros de madeira

Os quadros de madeira são facilmente manuseáveis, especialmente os quadros pequenos usados para a impressão de objetos. Eles não devem ser usados, no entanto, para as impressões de registro exato. A madeira se dilata e se contrai, geralmente em poucas horas, de acordo com as variações de umidade e temperatura. Os quadros de madeira têm uma vida útil inferior aos de metal; eles deformam com o passar do tempo, deixando de ser planos.

Se a madeira for pintada com um verniz de dois componentes, ficará protegida contra a ação da água e dos solventes.

Quadros de metal

O alumínio e o aço são os metais mais usados na confecção dos quadros de serigrafia.

O alumínio é 2.9x mais flexível do que o aço de seção transversal similar. Para dar ao alumínio uma força comparável à do aço, a área da seção transversal deve ser aumentada, as paredes do perfil engrossadas ou deve ser escolhida uma forma de perfil modificada.

Quadros de alumínio

O peso específico do alumínio (aprox. 2.7) faz com que mesmo os quadros grandes de alumínio possam ser manuseados com facilidade. Porém, os quadros maiores devem ser projetados com uma área de seção transversal maior e paredes reforçadas. Os quadros de alumínio não enferrujam, mas são menos resistentes às bases e aos ácidos.

Vantagens:

  • pode ser usado para esticar todos os tipos de tecido
  • peso leve
  • existência de vários tipos de perfis
  • boa resistência à corrosão
  • fácil limpeza

Desvantagens:

  • menos robusto que o aço

Quadros de aço

Devido à boa rigidez dos quadros de aço, as suas seções transversais podem ser menores do que as de alumínio. A desvantagem principal, especialmente nos quadros grandes, é o seu peso (o peso específico do aço é de aprox. 7.8).

Os quadros de aço regular tendem a enferrujar, e requerem um tratamento apropriado (galvanização ou pintura).

Vantagem:

  • Baixo custo

Desvantagens:

  • suscetível à corrosão
  • peso
  • devem ser pintados antes de serem usados novamente (desnecessário se forem usadas colas de dois componentes).

Perfis

Depois do tipo de material usado, o tipo de perfil e a espessura da parede são fatores decisivos que influenciam a estabilidade dos quadros.

qui são feitas distinções entre perfis retangulares e os especiais.

perfil do quadro serigrafico

Perfis especiais

perfil do quadro serigrafico 2

Tamanho do quadro

Perfis recomendados, dimensões do quadro e valores da tensão

perfil do quadro serigrafico 3

Tamanho do quadro

A escolha do tamanho do quadro depende da área de impressão e do tipo de impressão. Sempre deve haver uma zona adequada, reservada fora da área de impressão, para os restos de tinta (tinteiro).

Na impressão a máquina, o movimento do rodo geralmente se efetua na direção da largura do quadro, ou seja, ao contrário do que se faz na impressão manual. Os espaços necessários na lateral e especialmente na altura, devem ser determinados para cada tipo de máquina através de testes práticos. Espaços para restos de tinta muito pequenos podem ocasionar, entre outras coisas, dificuldades de registro e impressões de pouca qualidade. Somente através de testes apropriados é possível escolher os melhores formatos de impressão para as máquinas.

Na impressão de têxteis, o tamanho da área de impressão e o quadro devem ser adaptados ao sistema de rodo, montado de acordo com as instruções do fabricante. Ao contrário da serigrafia gráfica, a impressão de têxteis é geralmente feita através de “contato “, ou seja, não há nenhuma separação física entre a matriz e o substrato a ser impresso (consulte o capítulo sobre impressão).

Tamanhos de quadros recomendados

perfil do quadro serigrafico 4

perfil do quadro serigrafico 5

Tratamento prévio dos quadros

Os quadros de serigrafia não devem ter bordas vivas, cantos agudos e rebarbas, pois eles podem danificar o tecido, o que pode fazer com que este se rasgue ao ser esticado.

Aplicação de jato de areia

Os quadros de serigrafia que tenham recebido acabamento com jato de areia, devem ser bem desengraxados com um solvente (acetona) imediatamente antes do uso. Não devem ser usados agentes de limpeza gordurosos. Depois de desengraxados, os quadros a serem usados com tecidos finos (tecidos OSC e outros com um número de fios igual ou acima de 100) devem receber uma primeira camada fina do adesivo posteriormente usado na colagem.

Molduras de metal sem aplicação de jato de areia

Os quadros de metal que não tenham recebido um acabamento com jato de areia, devem dispor de uma superfície rugosa (obtida através de lixamento) na parte onde será aplicado o adesivo.

Lixamento 

O modo recomendado para lixar a superfície onde será aplicado o adesivo, bem como para eliminar os resíduos de cola de quadros usados, é usar uma lixa rotativa com um papel abrasivo ou com um disco de fibra encaixado em um apoio de borracha. Os discos devem ser do número 24 ou 36.

Ao se trabalhar com o quadro, é essencial manter a sua superfície nivelada e plana, caso contrário, pode haver problemas de contato do adesivo na colagem posterior.

perfil do quadro serigrafico 6

perfil do quadro serigrafico 7

Molduras usadas

As molduras previamente usadas devem ser limpas dos restos de tecido, tinta e cola. As extremidades devem ser arredondadas, evitando o risco de rasgar o tecido. Sobras de cola velhas podem permanecer nas superfícies dos quadros, se elas forem homogêneas (sem buracos ou irregularidades) e a camada não for muito grossa.

perfil do quadro serigrafico 8

 

header curso de serigrafia CLIQUE AQUI

 

 

Deixe seu Comentário

95% da passoas que leram esse artigo, também leu os artigos abaixo

paperbackstack_550x498Fique atualizado... Conheça o Livro a Tecnologia Serigráfica

Informação de qualidade sobre a arte da Serigrafia.

BAIXE AGORA... É GRÁTIS!

Simplesmente preencha o formulário com seu melhor e-mail

Carlos Damasceno

Carlos Damasceno é um apaixonado por desenho e por arte em geral, desde desenhos em papel, a desenhos em qualquer superfície, como camisetas, chaveiros, utensílios de plástico, metal ou qualquer outra superfície. Foi exatamente por causa por isso que também passou a se interessar por serigrafia.

Website: http://www.cursodeserigrafia.org

Comentários no Facebook